Pesquisar este blog

domingo, 6 de junho de 2010

MAPUTO

Ois,
A viagem para a África foi demais. O avião estava lotado, não cabia mais ninguém. Torcedores e mais torcedores e muita gente da imprensa de toda América Latina, a maioria do Brasil e da Argentina, mas tinha também da Colômbia, do Chile, Uruguai, e até um camarada de Honduras. Esse é otimista! rs
Foi super animado, cantoria de lá até aqui, pessoal todo em pé no avião, muitas bandeiras, todo mundo de camisa de time, cornetas... uma zona! Aeromoças de camisa da seleção da África do Sul, ambiente super informal. Cheguei a me perguntar se não estávamos num busão.

Como se não bastasse as apertadas cadeiras da classe econômica, ainda tinha um paraguaio que sentou ao meu lado que roncava horrores. Não teve jeito, tive de acordá-lo, pedimos umas cinco amarulas, pensei: vou manter esse cara acordado, depois de umas amarulas eu é que vou dormir. E o plano deu certo, ao menos pra mim, tomamos todas, depois eu coloquei um filminho pra ver e apaguei. Já o paraguaio ficou elétrico, ligadão, ficou rodando o avião todo e conversando com todo mundo.

No mesmo vôo foi aquela mulher que apresenta o jornal hoje, a Sandra Annemberg (nem sei se escreve assim), de primeira classe... lá na classe econômica, com menos sorte, foram as miss México e Miss Uruguai que estavam indo para o concurso de miss universo na África do Sul. Pessoal quando descobriu isso pirou... ficaram cantando as coitadas.

No meio do vôo eu fui entrevistado por um cara que trabalha numa TV e rádio do México, ele estava sentado logo atrás de mim. O camarada ficou me fazendo altas perguntas sobre a Argentina. Vai entender!
Em Joahnesburgo foi super legal, apesar de não sair do aeroporto, o lugar tem um clima diferente... clima de copa, nem sabia que isso existia. Gente do mundo inteiro, muito cartaz, música, lojas todas cheias de bandeira, a maioria das lojas tem na vitrine a camisa da nossa seleção, as vezes parece que estamos no Brasil.
Foi divertido, porque as lojas do aeroporto são muito legais e rola de tudo, judeu tradicional, com aquelas barbas engraçadas, mulheres e mais mulheres com aquelas roupas tradicionais da África, outras dezenas de turbante. Homens de túnicas parecendo vestido. Árabes, negros, Koreanos, Japoneses, latinos, americanos.
Aqui é mão-inglesa, todos os carros andam na esquerda (isso da uma gastura horrível). Enfim, a África é exatamente como a gente imagina e vê na TV: o povo é bem acolhedor, o clima é bom e a infra-estrutura é precária. Tem partes da cidade que tem uma avenida asfaltada e todas as demais são de terra, outras partes super lindas, casas brancas e enormes, portão baixo, muitas árvores.
Amanhã sigo para Nampula as 8 da manhã (3 da manhã no Brasil), chego lá as 11hs e vou dormir e me preparar para a aula que começa as 17hs.

Um comentário:

  1. manu oce e MUITO gagao né pussivel....
    :p
    ow cruzerao ta um lixo adilson foi demitido e perdemos pro lantena!
    ta pareceno que o joel vai vim pro cruzeiro depois da copa mais naum ta nada confirmado
    falo manu boa sorte!!!
    abraços pink

    ResponderExcluir